Unidade 2:
Ser. Olímpio Manuel da Costa,
Canasvieiras, Florianópolis - SC
88054-640
Unidade 1:
R. Dr. Heitor Blum, 850
Estreito, Florianópolis - SC
88070-300

Central de atendimento:
48 2132-4525

Preencha aqui e nós ligamos para você

Baratas

Ordem: Blattaria | Classe: Insecta

A barata é um inseto muito presente no meio urbano (cidades).

O habitat deste inseto (locais quentes e úmidos) são as redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira. Entram nas residências em busca de alimentos (restos de comida). Nas florestas, habitam embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores.

Possuem hábitos noturnos, período em que buscam alimentos e parceiros para reprodução. Costumam ficar escondidas durante o dia, momento em que descansam.

As baratas se reproduzem de forma sexuada, sendo que a fêmea produz ovos.

Muitas espécies possuem hábitos solitários, ou seja, não se organizam em sociedades. Existem aproximadamente 4 mil espécies de baratas. De acordo com a espécie, o tamanho pode variar de 5 milímetros a 10 centímetros. As fêmeas possuem um corpo maior do que os machos.

Pesquisas arqueológicas indicam que esta espécie de inseto habita nosso planeta há, aproximadamente, 380 milhões de anos.

O corpo da barata é oval, achatado e de cor escura (geralmente marrom). A maioria das espécies possuem seis pernas, um par de asas e duas antenas.

- Estes insetos são hospedeiros de várias bactérias, fungos, vermes, vírus e protozoários, podendo transmitir doenças aos seres humanos. O contato com as fezes de barata pode ocasionar reações alérgicas em algumas pessoas.

As principais espécies de baratas são: Supella longipalpa (barata de faixa marrom), Blatta orientalis (barata oriental), Blatella germânica (barata alemã), Periplaneta americana (barata americana). Todas elas são consideradas pragas urbanas.

http://www.todabiologia.com/